
Empreendimentos
Compressores centrífugos são equipamentos críticos para a operação de uma refinaria, pois são máquinas que não têm reservas, por serem equipamentos muito caros. Como a confiabilidade e disponibilidade das unidades operacionais dependem diretamente da confiabilidade e disponibilidade dos compressores, as especificações para compra desses equipamentos são muito rígidas, bem como a seleção dos possíveis fornecedores.
No entanto, quanto mais rígidas e “costumizadas” são as especificações, mais se distanciam das especificações do mercado e/ou das especificações dos fabricantes. Isso nem sempre significa que os equipamentos adquiridos dessa forma apresentem maior confiabilidade operacional, mas certamente serão equipamentos mais caros, pois o excesso de normas referenciadas e características “tailor-made” tiram os fabricantes de sua área de conhecimento, aumentando os riscos do projeto. Aumento de risco implica, invariavelmente, em aumento de custos.
Esse problema já havia sido identificado pela equipe de tecnologia de equipamentos dinâmicos da Petrobras, que dá suporte técnico às equipes de manutenção das refinarias e às equipes de engenharia de novas unidades. Com essa visão, a Petrobras criou um grupo de trabalho com o objetivo de diagnosticar o problema e propor novas diretrizes para elaboração de especificações de compressores que assegurassem a combinação da confiabilidade desejada com os custos adequados.
Com a criação do grupo de trabalho de compressores, propusemos a suspensão do processo de compra dos compressores da nova refinaria e a revisão das especificações atendendo aos novos critérios estabelecidos. Entre os novos critérios, os que se aplicavam à fase em que se encontrava o empreendimento da refinaria eram os que buscavam a redução das incertezas, e consequentemente os riscos e custos, para os fabricantes, estabelecendo em linhas gerais:
Com essas alterações nas especificações, um nova licitação foi realizada, obtendo-se uma redução da ordem de 30% nos preços em relação aos da primeira licitação, representando uma redução de custos de cerca de US$ 10.000.000,00 na compra dos compressores centrífugos.