Redução de custos na aquisição de compressores para refinaria



Contexto

Compressores centrífugos são equipamentos críticos para a operação de uma refinaria, pois são máquinas que não têm reservas, por serem equipamentos muito caros. Como a confiabilidade e disponibilidade das unidades operacionais dependem diretamente da confiabilidade e disponibilidade dos compressores, as especificações para compra desses equipamentos são muito rígidas, bem como a seleção dos possíveis fornecedores.

 

No entanto, quanto mais rígidas e “costumizadas” são as especificações, mais se distanciam das especificações do mercado e/ou das especificações dos fabricantes. Isso nem sempre significa que os equipamentos adquiridos dessa forma apresentem maior confiabilidade operacional, mas certamente serão equipamentos mais caros, pois o excesso de normas referenciadas e características “tailor-made” tiram os fabricantes de sua área de conhecimento, aumentando os riscos do projeto. Aumento de risco implica, invariavelmente, em aumento de custos.

 

Esse problema já havia sido identificado pela equipe de tecnologia de equipamentos dinâmicos da Petrobras, que dá suporte técnico às equipes de manutenção das refinarias e às equipes de engenharia de novas unidades. Com essa visão, a Petrobras criou um grupo de trabalho com o objetivo de diagnosticar o problema e propor novas diretrizes para elaboração de especificações de compressores que assegurassem a combinação da confiabilidade desejada com os custos adequados.

 

 

O que fizemos

Com a criação do grupo de trabalho de compressores, propusemos a suspensão do processo de compra dos compressores da nova refinaria e a revisão das especificações atendendo aos novos critérios estabelecidos. Entre os novos critérios, os que se aplicavam à fase em que se encontrava o empreendimento da refinaria eram os que buscavam a redução das incertezas, e consequentemente os riscos e custos, para os fabricantes, estabelecendo em linhas gerais:

  • Reduzir as normas técnicas referenciadas nas especificações ao mínimo necessário;
  • Retirar das especificações referências a normas internas e internacionais que não se aplicam diretamente a compressores. Os eventuais aspectos fundamentais aplicáveis dessas normas devem ser inclusos diretamente nas Folhas de Dados dos equipamentos;
  • Retirar das especificações referências a normas nacionais em português. Os eventuais aspectos fundamentais aplicáveis dessas normas devem ser inclusos diretamente nas Folhas de Dados dos equipamentos, em inglês;
  • Retirar a referência a “Vendor List” que contém apenas equipamentos nacionais para sistemas auxiliares fabricados no exterior;
  • Retirar do escopo da compra equipamentos que não são de fornecimento normais dos fabricantes de compressores, como trocadores de calor de sistema anti-surge, por exemplo.

 

Com essas alterações nas especificações, um nova licitação foi realizada, obtendo-se uma redução da ordem de 30% nos preços em relação aos da primeira licitação, representando uma redução de custos de cerca de US$ 10.000.000,00 na compra dos compressores centrífugos.

 

 

 

 

 

Resultados alcançados

Implantação de
Empreendimentos
Aquisição de
Equipamentos