Modificação de Projeto de Sistema de Lubrificação



Contexto

O Forno Reformador é o equipamento mais importante de uma Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) de uma Refinaria de petróleo. Os gases do forno são removido por um Ventilador de Tiragem Induzida (VTI) normalmente com redundância no acionamento (motor elétrico e turbina a vapor), tendo em vista a sua criticidade para a confiabilidade operacional da unidade.

 

Durante a partida da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) da refinaria o VTI do Forno Reformador apresentou uma falha grave em um dos mancais, interrompendo a partida das unidades de Hidrorefino por um período de uma semana.

 

Características técnicas do VTI:

  • Temperatura dos gases na sucção:  155 oC
  • Rotação máx. de operação: 890 rpm
  • Potência: 1000 kW
  • Peso do rotor: 23900 kgf
  • Comprimento do eixo: 4550 mm
  • Diâmetro do eixo no cubo: 290 mm
  • Diâmetro do eixo nos mancais: 160 mm
  • Tipo dos mancais: Hidrodinâmicos
  • Lubrificação dos mancais: Por anéis pescadores

 

 

O que fizemos

Após a inspeção dos componentes danificados e a realização de uma análise criteriosa da falha, com a participação de técnicos do fabricante do ventilador e do fabricante dos mancais, identificamos um problema de projeto na lubrificação dos mancais. Em aplicações desse tipo, onde a temperatura do eixo ultrapassa 100 oC, deve-se usar lubrificação circulante com vazão suficiente para a remoção do calor gerado nos mancais. O sistema de lubrificação utilizado era por anéis pescadores sem circulação de óleo.

 

Foi necessário, então, projetar um sistema de lubrificação para os mancais do Ventilador utilizando o console de lubrificação forçada da turbina a vapor de acionamento do VTI. O sistema projetado e instalado garante uma circulação de óleo pelos mancais, banhando o eixo, mantendo o sistema original por anel pescador como segurança adicional. A figura abaixo mostra o desenho esquemático do sistema que passou a ser utilizado. Desde então o VTI vem operando com temperatura normais nos mancais, sem apresentar problemas similares ao acorrido.

 

 

 

 

 

Resultados alcançados

Aumento de Confiabilidade Operacional
Aumento da Segurança